por Regina Amorim
A capacidade de lidar com as dificuldades depende da maneira como você usa a sua mente. Infelizmente a maioria das pessoas não faz bom uso do pensamento criativo. A criatividade é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida na prática. Ela está presente em indivíduos que têm uma elevada autoestima e autoimagem positiva.
Liberar a criatividade é pensar como uma pessoa criativa. Ela é uma habilidade inerente ao ser humano que lhe garante a sobrevivência e o pensamento criativo para lidar com os problemas e os desafios pessoais, profissionais e empresariais. Quanto mais você deseja alcançar um objetivo, mais ideias e maneiras criativas surgirão para efetivar os resultados desejados.
Muitos empresários e empreendedores tendem a ocupar um espaço menos competitivo no mercado ou se satisfazem com pequenas conquistas, ao adotar um comportamento convencional. Uma maneira de exercitar a mentalidade de prosperidade nos negócios é ser diferente dos iguais, sair do lugar comum e fazer diferente.
Ser empreendedor é ser resiliente e ousado. É conviver com as situações indesejadas e buscar soluções inovadoras para superar as adversidades, sempre com perseverança e resiliência, visando a gestão de objetivos e negócios escaláveis.
Para alcançar um nível de competência gerencial em uma empresa é necessário definir objetivos claros, estabelecer métricas e recompensar os melhores desempenhos, pois a maioria das empresas ainda está trabalhando modelos de negócios obsoletos. A liderança inovadora vai além da gestão tradicional. Envolve a capacidade de identificar e implementar soluções criativas e diferenciadas, para atender às necessidades do mercado e dos clientes. Envolve o monitoramento de impactos e a gestão de resultados socioeconômicos positivos, que podem impulsionar negócios criativos e colaborativos.
É comum ouvir relatos de pequenos empreendedores sobre a falta de recursos financeiros, que dificulta atingir resultados. Muitas vezes já afirmei que “dinheiro não tem ideias, mas uma boa ideia faz dinheiro”. Mais importante é acreditar no seu potencial, priorizar um bom planejamento e dar o primeiro o, rumo aos seus objetivos. A internet permite descobrir o funcionamento de quase tudo, nos tempos atuais e quando se encontra parceiros certos, experientes e com credibilidade no mercado, facilita ainda mais o seu investimento em uma ideia inovadora.
Embora as mudanças sejam inevitáveis nos negócios, muitos empresários lidam mal com elas, pois as mudanças obrigam “sair da zona de conforto” e enfrentar o desconhecido. É preciso tomar decisões e ter metas claras e objetivas, de curto e médio prazos. Ser liderança otimista e inspiradora é uma das qualidades que contribuem para criar alto nível de energia e imaginação entre os funcionários e tornar as empresas mais bem-sucedidas. Para transformar-se em um otimista é preciso alimentar a sua mente, diariamente, com ideias, informações e conhecimentos. Conviver com pessoas positivas e verdadeiras, também ajuda na maneira de pensar, diante de cada dificuldade e surpreender-se, com as lições extraídas de cada situação superada.
Quanto mais desejamos ser, ter, fazer ou alcançar algo, que é prioridade, mais rapidamente a mente criativa traz ideias e percepções que ajudam a avançar, de forma ágil, ao objetivo desejado. Desenvolva a sua capacidade de concentração. Ela é essencial para o alcance de metas, para a gestão do tempo e para todo o trabalho criativo. Mantenha a sua mente aberta e flexível para analisar e abordar problemas, continuamente, seguindo por ele, o a o. Estudos comprovam que, cerca de 50% dos problemas podem ser resolvidos pelo ato de defini-los com clareza. Ao escrever o problema no papel, estamos ativando habilidades sensoriais e emocionais.
Uma das melhores fontes de inovação para as empresas é o contraponto entre a realidade e o que “deveria ser”. Outra importante fonte de inovação é a necessidade do processo para superar um problema ou uma deficiência. O seu empreendimento pode gerar bons resultados, quando você olha de maneira positiva para o futuro, com coragem de implementar mudanças, ser criativo e conquistar um espaço no mercado e na mente dos consumidores.
Regina Medeiros Amorim
Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento,
Pós-graduada em Gestão e Marketing do Turismo,
Gestora de Turismo e Economia Criativa do SEBRAE – Paraíba