Empresários do turismo finalizam formação em relações comerciais e iniciam planejamento estratégico para fortalecer o turismo receptivo no estado
Termina nesta terça-feira (21) o curso de Relações Comerciais no Turismo, promovido pelo Sebrae-PB em João Pessoa. A capacitação marca o início da construção de uma Rede de Agências de Receptivo da Paraíba, com foco em qualificação, fortalecimento de mercado e inovação digital no setor.

Realizado no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae-PB, o curso ministrado pelo consultor, Elson Pires teve início no último dia 19 de maio e reuniu empresários de agências de turismo receptivo interessados em atuar de forma colaborativa, por meio de uma marca coletiva. A proposta é consolidar um novo modelo de relações comerciais no estado, baseado em credibilidade, qualificação e geração de negócios conjuntos.
Ao longo da formação, os participantes estudaram temas essenciais como definição e tipos de relações comerciais no turismo, os principais atores envolvidos, estratégias de marketing e vendas, além de técnicas de negociação, precificação, parcerias e superação de desafios. O curso faz parte de uma agenda mais ampla de fortalecimento do turismo receptivo paraibano, conduzida pelo Sebrae.
A próxima etapa será a construção de um planejamento estratégico para a Rede de Agências de Turismo Receptivo da Paraíba, com apoio técnico da entidade. O objetivo é estruturar ações integradas que aumentem a competitividade das empresas e promovam a cooperação entre empreendimentos locais.
Outro destaque da iniciativa será a oferta de uma consultoria com solução inovadora voltada à transformação digital e à ampliação da visibilidade comercial das experiências turísticas paraibanas. A proposta inclui curadoria especializada, implementação de tecnologias de e-commerce e ferramentas de gestão adaptadas às necessidades do turismo receptivo.
Entre os focos da consultoria está a inserção de produtos turísticos em uma plataforma digital robusta, capaz de otimizar a jornada do turista e conectar a oferta de experiências autênticas da Paraíba a novos mercados nacionais e internacionais.
Com essas ações, o Sebrae-PB busca não apenas impulsionar a comercialização online das experiências locais, mas também consolidar a Paraíba como um destino competitivo, colaborativo, criativo e conectado, alinhado às novas demandas do mercado turístico global.
Alessandra Lontra